A dança contemporânea, em relação à clássica, é uma forma de libertação do bailarino, de expressar mais os sentimentos e não contar apenas uma história.
Para além de tirar as sapatilhas das bailarinas, deixou de lado a obrigatoriedade de um “corpo ideal”. Ela reflete ou expressa sentimentos, ideias, conceitos e sensações da sociedade contemporânea, fazendo uma fusão entre vários estilos – moderno, hip-hop, street dance, clássico, jazz e outros – podendo agregar também técnicas diferenciadas, no entanto, a estrutura do ballet é mantida, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. Inova nas temáticas e na relação com os espaços e outras artes. A técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos.
BENEFÍCIOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA
Trabalha o alongamento a flexibilidade e a força muscular; Desenvolve a musicalidade e a coordenação motora; promove uma maior consciência corporal; trabalha a criatividade; estimula a socialização e melhora a auto-estima; contribui para um físico e mente saudável, combatendo o stress.